top of page

Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

ENANI divulga novos resultados de indicadores de alimentação infantil



O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) apresenta indicadores sobre alimentação complementar de crianças durante um webinário que acontece no dia 7 de dezembro, às 15h, pela internet. A apresentação será no canal do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no youtube e é aberta a pesquisadores, profissionais de saúde e demais interessados.


O ENANI é uma pesquisa que avalia crianças menores de cinco anos quanto às práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional, e as deficiências de micronutrientes. Foram visitados domicílios de famílias em todas as regiões do Brasil, incluindo as zonas rural e urbana.


É a primeira pesquisa com representatividade nacional que avalia todos esses fatores simultaneamente, além de deficiências de micronutrientes. Além do ferro e vitamina A, também foram mapeados vitamina D, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B12, folato, zinco e selênio.


Um dos resultados preliminares da pesquisa mostrou que a prevalência de anemia em crianças brasileiras de até 5 anos de idade foi reduzida pela metade nos últimos 13 anos. A carência de vitamina A apareceu em apenas 6% dos casos estudados, representando uma redução de 65,5% se comparado a 2006 (17,4%).


Coordenada pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa teve financiamento do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também participam da coordenação do estudo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).


Entre fevereiro de 2019 e março de 2020, foram feitas visitas domiciliares a 123 municípios brasileiros, somando 14.583 crianças menores de 5 anos. Os dados serão analisados até 2021.


Saiba mais sobre a pesquisa e os relatórios já divulgados

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page